Curso inclusivo
acessibilidade em parceria com Itaú

Fizemos o primeiro curso ministrado por uma pessoa deficiente visual, publicado na Alura. A iniciativa foi pensada para auxiliar a entrada de pessoas com deficiência no mercado de tecnologia, trazendo uma pessoa com conhecimento de causa para o lugar de fala.

meu papel

Como gerente de produto, eu conduzi as negociações com o Itaú para definir o tema do curso, quem gravaria, qual time daria suporte na criação do conteúdo e também trabalhei junto ao time de marketing para fazer a divulgação do material.

A demanda veio de um gerente do Itaú que precisava de conteúdo que o ajudasse a treinar pessoas com deficiência, então eu me reuni com ele para entender mais detalhes da necessidade e definir por onde iríamos começar. Decidimos que o primeiro conteúdo seria pensado para ensinar o NVDA, um software para leitura de tela e que a pessoa instrutora seria uma pessoa que usa essa tecnologia no dia a dia.

A partir daí, eu compartilhei a demanda com o time técnico para planejar como poderíamos abordar a criação deste conteúdo. Na sequência eu conversei com o time de marketing pois se tratava de um conteúdo único, o primeiro da Alura ministrado por uma pessoa com deficiência, e cocriado com um importante cliente B2B.

Os principais desafios foram a coordenação de várias equipes diferentes, dentro e fora da empresa e a gestão de expectativa com relação ao lançamento. Alinhar prazos, pessoas, entender necessidades e preparar a equipe para um projeto completamente novo, e neste caso inclusivo, se mostrou tão desafiador quanto gratificante.

outcome

O curso e a iniciativa foram muito bem recebidos pelo time do Itaú, recebemos depoimentos de pessoas internas pedindo mais conteúdos do gênero e conseguimos gravar um depoimento de um diretor do Banco.

No post feito no linkedin da Alura, que pode ser acessado aqui , foram 14 compartilhamentos do conteúdo. O vídeo no YouTube também pode ser acessado aqui.

Impacto e evolução

A Alura sempre se preocupou com acessibilidade e, segundo pessoas entrevistadas do próprio Itaú Unibanco, a plataforma é bastante acessível. Mas não tínhamos nenhum curso feito por pessoas com deficiência para pessoas com deficiência. Eu acredito que isso faz muita diferença, principalmente quando um dos objetivos é ajudar a fomentar a entrada dessas pessoas no mercado de tecnologia.

O curso criado foi Acessibilidade: estudando com tecnologias assistivas possui 160 minutos de vídeos, em um total de 56 atividades e aborda:

  • Configurações básicas de acessibilidade;
  • Configurações de tela do Windows;
  • Configurações de voz NVDA;
  • Configurações visuais do NVDA;
  • Navegação no sistema com NVDA;
  • Navegação na internet com NVDA.

Com este curso já impactamos mais de 1190 pessoas alunas e conseguimos uma média de 9.4 de NPS. Como ganho marginal, a ação também aproximou os times técnicos de pessoas com deficiência gerando conhecimento e esclarecimento quanto as necessidades do público.

Também iniciamos uma ação para revisão de toda a plataforma, para torná-la mais acessível respeitando normas e regras de front-end. O curso também abriu portas para a criação de mais 1 curso focado em acessibilidade com o Itaú Unibanco e uma formação de acessibilidade em conjunto com o Banco do Brasil.

Métricas

  • Mais de 1190 pessoas alunas inscritas no curso;
  • O curso atingiu o NPS de 9.4;
  • 1 case em conjunto com um cliente B2B importante, que abriu portas para outras interações com outros clientes bem relevantes.

Key takeaways

  • Aprendi quais características são relevantes para o aprendizado de uma pessoa com deficiência e como um ambiente bem preparado pode impactar no aprendizado. Neste curso eu precisei considerar as necessidades das empresas envolvidas, gestor demandante, equipe de apoio, pessoa instrutora e pessoas alunas para criar experiências de aprendizado inclusivas. O contexto de planejamento foi além da criação de um curso no padrão Alura, porque precisamos envolver o time de desenvolvimento da plataforma e ouvir um grupo de usuários muito específico, que nos forneceu vários insights interessantes;
  • Descobri como podemos usar o conteúdo como ferramenta de marketing para gerar awareness para ambas as empresas envolvidas, fortalecendo o relacionamento entre o time comercial e cliente. No projeto foi possível juntar forças entre os times de marketing do Itaú e Alura para potencializar o alcance da comunicação agregando mais valor a ambas as marcas.