Eu, como product manager, me preocupo em criar experiências incríveis para os usuários, mas também gosto de pensar que é necessário balancear as experiências dos usuários e os interesses de negócio para que o produto ou feature sejam saudáveis.
A área de discovery é meu ponto forte, é claro que todos os processos são relevantes, mas acredito que investir energia para ouvir o usuário é sempre benéfico e quanto mais ouvimos, mais aprendemos e conseguimos identificar dores, inclusive as que podem não ser ditas e oportunidades de melhorias que fariam toda a diferença.
Minhas experiências profissionais anteriores, como gestor de e-commerce e gerente de marketing também me dão boa noção de negócio e me ajudam no desenvolvimento do processo de distribuição. Eu tenho boa comunicação com a área de marketing, no geral, e me considero uma pessoa com bases sólidas de conhecimento sobre dados.
Também tenho conhecimento básico em power bi, python para data science e banco de dados sql. Essas habilidades me ajudam a ser mais independente e por vezes ser mais ágil na formulação de hipóteses, segmentação de bases de usuários para pesquisas, identificação de clusters de usuários, análises de grandes volumes de dados e etc.
Agora para além das habilidades técnicas, eu como ser humano, sou um homem negro, mineiro de Juiz de Fora que não dispensa um pão de queijo, romeu e julieta (queijo com goiabada) e um cafezinho. Eu também sou casado e tutor de pet, uma gatinha bem espoleta chamada Amélie (da foto aí do lado). Adoro montanhas, fazer trilha e tomar banho de cachoeira e nos últimos anos tenho pensado muito na minha saúde, então eu tento fazer exercícios pelo menos 4 vezes por semana.
O que torna o Renato excepcional é a variedade de áreas que ele domina e a profundidade do conhecimento que tem cada uma.
No nosso primeiro trabalho juntos, ele atuou com design orientado para conversão. Atualmente o foco tem sido em ferramentas e práticas de análise, como Google Analytics e Google Tag Manager. É um profissional sempre disposto a ajudar e a compartilhar informações.
Também reconheço seu talento em planejamento e gestão de equipes. O Renato tem um pensamento extremamente dinâmico, que vai do estratégico de alto nível até táticas pontuais. Isso permite que ele execute seu trabalho com muita solidez e evite muitos problemas comuns no mercado tradicional de marketing, como falta de alinhamento de objetivos com o cliente ou projetos sem escopo definido.
É um profissional que, apesar de saber muito, reconhece que ainda há muito mais para ser aprendido e nunca para de estudar.
-- Kyro Caram, Fundador; @Collision
Eu trago uma mistura única de habilidades para a mesa. Tenho boa compreensão do ciclo de vida completo do produto, desde entrevistas com clientes e mapas de jornada até validação de hipóteses e análise de dados. Também sou bem versado em marketing digital, design e princípios de UX, o que me permite criar produtos que não apenas atendam às necessidades dos usuários, mas também as necessidades de negócio.
Ao longo da minha carreira trabalhei com várias ferramentas e tecnologias, incluindo Notion, Google Sheets, Looker Studio, Google Analytics, Google Tag Manager, Google Colab, Figma, Power By, Vs Code, Chat GPT, Google AI Studio e muito mais. Eu sou hábil em usar dados para obter insights sobre o comportamento do usuário e tomar decisões informadas que impulsionam o crescimento.
Além disso, tenho experiência no uso de várias ferramentas de gerenciamento de projetos, como Trello, Jira, Ora e Clickup, e estou familiarizado com as metodologias Scrum e Kanban. Também tenho conhecimento no uso de SQL, RegEx, Python, Pandas, Numpy, Matplotlib, Javascript e HTML/CSS.
No geral, minha experiência e habilidades me permitem abordar o gerenciamento de produtos de forma holística, combinando conhecimento técnico com uma profunda compreensão das necessidades dos usuários e da dinâmica do negócio.