Jobs To Be Done
otimizando o processo de discovery

Jobs To Be Done (JTBD) é uma metodologia que auxilia na compreensão do problema que um usuário ou cliente quer resolver com um determinado produto ou serviço. Eu implementei este framework para definir quais conteúdos iríamos adicionar no roadmap, de acordo com a profissão desejada pela pessoa aluna.

meu papel

Após assistir uma palestra no PCAMP 2023 sobre Job To Be Done, eu busquei mais informações sobre o framework para adaptá-lo a necessidade do time de produto. Na palestra a pessoa investia 3 meses para definir o produto, mas eu não podia investir tanto tempo para definir um curso porque o delivery de cursos é muito rápido. Então eu precisava investir o mínimo de tempo possível para gerar o máximo de valor possível.

Para isso, eu estabeleci que o objetivo de pesquisa deveria ser a profissão e, partir daí, iríamos entender as necessidades de cada papel e construir o roadmap de acordo com estas necessidades. Então eu conduzi pesquisas e realizei entrevistas com usuários para entender as necessidades das profissões relacionadas ao conteúdo e adaptei o framework para uso de todos os PMs da equipe.

outcome

Após reunir as informações, eu criei um board no miro para organizar os conteúdos que já tínhamos publicados na plataforma e as novas ideias captadas a partir do JTBD em possíveis conjuntos de conteúdos. Em seguida, convidei o time técnico para me ajudar a organizar estes conteúdos em um fluxo de aprendizado coeso para cada profissão, dividindo os conteúdos por nível: júnior, pleno e sênior.

Com este miro montado, nós conseguimos definir o roadmap de assuntos abordados e até visualizar com mais clareza e velocidade gaps para atualização ou conteúdos faltantes.

Impacto e evolução

A ideia da aplicação do framework era tornar o processo de discovery de novos conteúdos mais eficiente. Antes da aplicação do framework, nós precisávamos investir muito esforço na construção de roadmaps, porque o delivery é muito rápido e pesquisávamos novos conteúdos mês a mês. Com isso o time de produto investia muito tempo em discovery de novos conteúdos e não conseguia abraçar outras iniciativas de geração de valor, por exemplo, em parceria com o time de B2B ou Marketing.

Após a aplicação do framework, eu fiz um pareamento com os outros PM`s para que eles pudessem aplicar também e foi um sucesso, conseguimos expandir a aplicação para todas as subcategorias de conteúdo. Com isso conseguimos gerar previsibilidade para os times de produção, permitindo que as pessoas instrutoras conseguissem estudar mais os próximos assuntos abordados e que os heads encontrassem pessoas instrutoras externas, quando necessário, com antecedência.

O fluxo ajudou até mesmo equipes correlacionadas, como o time comercial, time de suporte educacional e times de marketing que também poderiam acessar os roadmaps de cursos com antecedência e se planejar para os lançamentos e demandas futuras.

O processo de adaptação do framework do Jobs To Be Done levou 2 meses, sendo o primeiro de estudos e levantamento bibliográfico e o segundo de execução. Nos meses seguintes, nós adaptamos a nova forma de pensar o roadmap para as equipes técnicas e adicionamos o processo a rotina do time.

Métricas

  • Previsibilidade para as equipes, agora conseguimos trabalhar com pelo menos 2 trimestres de previsão;
  • Liberamos as pessoas de produto para atuar em outras frentes, principalmente junto das equipes de atendimento B2B;
  • Diminuição de 50% do tempo necessário para construção do backlog
  • Aumento entre 40% e 100% no volume de itens descoberto para construção backlog;
  • A iniciativa impactou 4 PM`s e 7 subcategorias do produto.

Key takeaways

  • Entendi que é possível adaptar frameworks às necessidades de cada produto, mesmo quando ele não é convencional, porque tudo depende do problema que é necessário resolver;
  • Aprendi como planejar e executar entrevistas com usuários focadas em um objetivo específico. Com isso, superei desafios de definição do público e das perguntas, que foram essenciais para se obter respostas valiosas. Hoje posso usar bancos de dados, linkedin ou comunidades para alcançar estas pessoas;
  • Explorei a oportunidade de apropriação do conhecimento técnico da equipe para ajudar, refinar e organizar ideias para a construção de um roadmap coeso;
  • Compreendi como as pessoas alunas veem e usam o conteúdo e como eu posso adaptar a minha forma de pensar para atender as necessidades corretas.